top of page
  • velibfectholpho

Download BlueZ Linux: como baixar e instalar o protocolo Bluetooth oficial para Linux



Como baixar o BlueZ Linux: a pilha Bluetooth oficial do Linux




Bluetooth é um padrão para comunicação sem fio em distâncias curtas. Ele padronizou vários perfis para diferentes casos de uso, como streaming de música, conexões seriais, troca de mensagens, chamadas telefônicas e muitos outros. Foi publicado pela primeira vez em 1994 e desde então foi atualizado várias vezes. A versão recente chamada Bluetooth 5 é uma grande atualização e avanço para o mercado de IoT e suas necessidades.




download bluez linux




O Bluetooth é desenvolvido e publicado pelo Bluetooth Special Interest Group, mas também conta com a implementação da pilha Bluetooth em diferentes plataformas. Para Linux, a pilha oficial do Bluetooth é chamada de BlueZ. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o BlueZ Linux no Ubuntu, bem como habilitar e configurar seus serviços e recursos experimentais. Também forneceremos algumas dicas sobre como solucionar problemas e soluções comuns para o BlueZ Linux.


O que é BlueZ Linux e por que você deve usá-lo




BlueZ Linux é a pilha oficial de protocolos Bluetooth do Linux. É um projeto de código aberto distribuído sob a licença GNU General Public License (GPL). Ele fornece, de maneira modular, suporte para as principais camadas e protocolos do Bluetooth. Ele também oferece suporte às funções Bluetooth LE Peripheral e Central usando GAP e GATT e malha Bluetooth, desde que o controlador subjacente suporte recursos Bluetooth dependentes. E sua arquitetura multiprocesso significa que vários aplicativos Bluetooth podem ser executados ao mesmo tempo em um único dispositivo, o que oferece algumas possibilidades interessantes.


Recursos e benefícios do BlueZ Linux




BlueZ Linux tem muitos recursos interessantes:


  • Implementação modular completa



  • Multi processamento simétrico seguro



  • Processamento de dados multithread



  • Suporte para vários dispositivos Bluetooth



  • Abstração de hardware real



  • Interface de soquete padrão para todas as camadas



  • Suporte de segurança de nível de serviço e dispositivo



Alguns dos benefícios de usar o BlueZ Linux são:


  • É compatível com a maioria das distribuições e dispositivos Linux



  • Ele é atualizado regularmente com novos recursos e correções de bugs



  • É fácil de instalar e configurar usando diferentes métodos



  • Possui um rico conjunto de ferramentas e bibliotecas para desenvolver aplicativos Bluetooth



  • Ele suporta uma ampla gama de perfis e protocolos Bluetooth



  • Possui uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários que podem fornecer suporte e feedback



Dispositivos e perfis suportados pelo BlueZ Linux




O BlueZ Linux suporta a maioria dos controladores Bluetooth integrados à placa principal ou implementados em um periférico como um dongle USB. No entanto, alguns controladores podem exigir firmware adicional ou módulos de kernel para funcionar corretamente. Você pode verificar a compatibilidade do seu controlador com o BlueZ Linux executando dmesg grep -i bluetooth ou hciconfig -a comandos no terminal.


O BlueZ Linux também suporta uma ampla variedade de perfis e protocolos Bluetooth, como:


  • A2DP (Perfil de distribuição de áudio avançado)



  • AVRCP (Perfil de controle remoto de áudio/vídeo)



  • BAP (Perfil de Áudio Básico)



  • BNEP (protocolo de encapsulamento de rede Bluetooth)



  • GATT (Perfil de atributo genérico)



  • HFP (perfil mãos-livres)



  • HID (perfil de dispositivo de interface humana)



  • HSP (perfil de fone de ouvido)



  • LE (Baixa Energia)



  • MESH (Rede Mesh)



  • OBEX (Protocolo de Troca de Objetos)



  • PAN (Perfil de rede de área pessoal)



  • PBAP (Perfil de Acesso à Lista Telefônica)



  • RFCOMM (comunicação por radiofrequência)



  • SAP (Perfil de Acesso SIM)



  • SPP (Perfil de Porta Serial)



Como baixar e instalar o BlueZ Linux no Ubuntu




Existem diferentes maneiras de baixar e instalar o BlueZ Linux no Ubuntu, dependendo de suas preferências e necessidades. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns:


Usando o gerenciador de pacotes snap




O Snap é um gerenciador de pacotes universal que funciona em diferentes distribuições do Linux. Ele permite que você instale e atualize aplicativos com facilidade e segurança. Para usar o snap, você precisa ter o snapd instalado em seu sistema.Você pode verificar se você estalou executando versão instantânea no terminal. Se você não o tiver, poderá instalá-lo executando sudo apt install snapd.


Depois de encaixar, você pode instalar o BlueZ Linux executando sudo snap install bluez. Isso fará o download e instalará a versão estável mais recente do BlueZ Linux da loja instantânea. Você também pode especificar um canal diferente, como beta ou edge, para obter uma versão diferente do BlueZ Linux. Por exemplo, sudo snap install bluez --channel=edge instalará a última versão de desenvolvimento do BlueZ Linux.


Usando o gerenciador de pacotes apt




Apt é o gerenciador de pacotes padrão para Ubuntu e outras distribuições baseadas em Debian. Ele permite que você instale e atualize aplicativos dos repositórios oficiais ou de fontes de terceiros. Para usar o apt, você precisa ter uma conexão de internet ativa e privilégios de root. Você pode verificar se possui privilégios de root executando Quem sou eu no terminal. Se você vir root como a saída, você tem privilégios de root. Caso contrário, você pode usar o sudo para executar comandos como root.


Para instalar o BlueZ Linux usando o apt, você precisa primeiro atualizar seu sistema executando sudo apt update. Isso atualizará seu índice de pacotes local e garantirá que você obtenha as versões mais recentes dos pacotes. Em seguida, você pode instalar o BlueZ Linux executando sudo apt instalar bluez. Isso fará o download e instalará a versão mais recente do BlueZ Linux dos repositórios oficiais.


Baixando, compilando e instalando os arquivos fonte mais recentes do BlueZ




Se você deseja obter os recursos mais recentes e correções de bugs do BlueZ Linux, ou se deseja personalizar sua instalação, pode baixar, compilar e instalar os arquivos de origem do BlueZ mais recentes no site oficial. Para fazer isso, você precisa ter alguns pré-requisitos instalados em seu sistema, como gcc, make, libdbus-1-dev, libglib2.0-dev, libudev-dev, libical-dev, libreadline-dev e libsystemd-dev. Você pode instalá-los executando sudo apt install gcc make libdbus-1-dev libglib2.0-dev libudev-dev libical-dev libreadline-dev libsystemd-dev.


Então, você precisa baixar os arquivos de origem BlueZ mais recentes de . Você pode usar wget ou curl para baixá-los no terminal. Por exemplo, wget Isso fará o download do arquivo bluez-5.62.tar.xz em seu diretório atual.


Em seguida, você precisa extrair o arquivo baixado executando tar xvf bluez-5.62.tar.xz. Isso criará um diretório chamado bluez-5.62 com os arquivos de origem dentro. Você precisa mudar para esse diretório executando cd bluez-5.62.


Agora, você precisa configurar os arquivos de origem executando ./configure --prefix=/usr --mandir=/usr/share/man --sysconfdir=/etc --localstatedir=/var --enable-experimental --enable-maintainer-mode --enable-library --enable-tools --enable-test --enable-deprecated --enable-datafiles --enable-obex --enable-mesh --enable-avrcp-tg --enable-sap --enable- hid2hci --enable-sixaxis --enable-midi --enable-btpclient --enable-cups. Isso verificará as dependências e habilitará vários recursos e opções para o BlueZ Linux. Você pode modificar essas opções de acordo com suas necessidades.Depois de configurar os arquivos de origem, você precisa compilá-los executando fazer. Isso criará os binários e bibliotecas do BlueZ Linux. Dependendo do seu sistema, isso pode levar algum tempo.


Finalmente, você precisa instalar os arquivos compilados executando sudo make install. Isso copiará os arquivos BlueZ Linux para os locais apropriados em seu sistema. Pode ser necessário reiniciar o sistema ou o serviço Bluetooth para que as alterações entrem em vigor.


Como habilitar e configurar os serviços BlueZ Linux e recursos experimentais




Depois de instalar o BlueZ Linux em seu sistema, você pode habilitar e configurar seus serviços e recursos experimentais usando diferentes métodos. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns:


Usando a ferramenta de linha de comando bluetoothctl




Bluetoothctl é uma ferramenta de linha de comando que permite interagir com o controlador e dispositivos Bluetooth. Você pode usá-lo para escanear, emparelhar, conectar, desconectar, confiar, não confiar, bloquear, desbloquear, remover e configurar dispositivos Bluetooth. Você também pode usá-lo para ativar e desativar serviços Bluetooth e recursos experimentais.


Para usar bluetoothctl, você precisa abrir um terminal e executar bluetoothctl. Isso iniciará o modo interativo do bluetoothctl, onde você pode inserir comandos e ver a saída. Você também pode executar bluetoothctl com um comando como argumento, como mostrar bluetoothctl, que mostrará as informações do controlador padrão.


Alguns dos comandos úteis do bluetoothctl são:


  • ajuda: mostra a lista de comandos disponíveis e seu uso



  • lista: mostra a lista de controladores disponíveis



  • selecione [controlador]: selecione um controlador específico por seu endereço MAC ou alias



  • mostrar [controlador]: mostra as informações de um controlador específico ou padrão



  • poder [ligar desligar]: ligar ou desligar a energia do controlador



  • detectável [onoff]: tornar o controlador detectável ou não por outros dispositivos



  • emparelhável [onoff]: tornar o controlador emparelhável ou não por outros dispositivos



  • agente [onoffKeyboardDisplayDisplayYesNoNoInputNoOutputKeyboardOnlyDisplayOnly]: ativa ou desativa o agente com uma capacidade específica para autenticação de emparelhamento



  • agente padrão: defina o agente como o padrão



  • escanear [ligadodesligado]: iniciar ou parar a verificação de dispositivos próximos



  • dispositivos: mostra a lista de dispositivos emparelhados e descobertos



  • informação [dispositivo]: mostra as informações de um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • emparelhar [dispositivo]: pareie com um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • confiar [dispositivo]: confia em um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • não confiar em [dispositivo]: desconfiar de um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • bloquear [dispositivo]: bloqueia um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • desbloquear [dispositivo]: desbloqueie um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • remover dispositivo]: remove um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias da lista de dispositivos emparelhados



  • conectar [dispositivo]: conectar a um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • desligar [dispositivo]: desconectar de um dispositivo específico por seu endereço MAC ou alias



  • menu [mainscangattadvertisemesh]: entre em um menu específico para mais comandos e opções



  • versão: mostra a versão do bluetoothctl



  • desistir: sai do modo interativo de bluetoothctl



Você também pode usar aba para completar automaticamente os comandos e argumentos, e acima e abaixo setas para navegar no histórico de comandos.


Usando D-Bus API e ligações BlueZ para diferentes idiomas




D-Bus é um sistema de barramento de mensagens que permite a comunicação entre diferentes processos e aplicações. BlueZ Linux usa D-Bus para expor seus serviços e recursos para outros aplicativos. Você pode usar a API D-Bus para interagir com o BlueZ Linux programaticamente usando diferentes linguagens, como Python, C, Java, etc.


Para usar a API D-Bus, você precisa ter alguns pré-requisitos instalados em seu sistema, como dbus, libdbus-1-dev, python-dbus, python-gobject, etc. Você pode instalá-los executando sudo apt install dbus libdbus-1-dev python-dbus python-gobject.


Então, você precisa importar o módulo D-Bus e criar um objeto de barramento que se conecte ao barramento do sistema. Por exemplo, em Python, você pode fazer isso executando:


importar barramento dbus = dbus.SystemBus()


Em seguida, você precisa obter o objeto de serviço BlueZ que representa o daemon BlueZ. Você pode fazer isso executando:


service = bus.get_object('org.bluez', '/')


Agora, você pode usar o objeto de serviço para acessar as diferentes interfaces e métodos do BlueZ Linux. Por exemplo, você pode obter a lista de controladores disponíveis executando:


manager = dbus.Interface(service, 'org.freedesktop.DBus.ObjectManager') objects = manager.GetManagedObjects() controllers = [path for path, interfaces in objects.items() if 'org.bluez.Adapter1' in interfaces.keys()]


Você também pode usar as ligações BlueZ para diferentes idiomas que fornecem uma abstração de alto nível da API D-Bus. Por exemplo, você pode usar PyBluez para Python, bluez-java para Java, node-bluetooth para Node.js, etc.


Como solucionar problemas comuns e soluções para BlueZ Linux




Às vezes, você pode encontrar alguns problemas ou erros ao usar o BlueZ Linux. Aqui estão alguns dos problemas e soluções comuns para o BlueZ Linux:


Verificando o status e logs do serviço BlueZ




Se você tiver algum problema com o BlueZ Linux, pode verificar o status e os logs do serviço BlueZ executando sudo systemctl status bluetooth.service. Isso mostrará se o serviço está ativo ou não e se há algum erro ou aviso na saída. Você também pode verificar os logs detalhados do serviço executando sudo journalctl -u bluetooth.service. Isso mostrará os registros de data e hora e as mensagens dos eventos de serviço.


Atualizando os módulos do kernel e o firmware do controlador Bluetooth




Às vezes, pode ser necessário atualizar os módulos do kernel e o firmware do seu controlador Bluetooth para corrigir alguns problemas de compatibilidade ou desempenho. Você pode fazer isso executando sudo apt update && sudo apt upgrade. Isso atualizará os pacotes do sistema e os módulos do kernel. Você também pode baixar e instalar os arquivos de firmware mais recentes de . Você precisa copiar os arquivos de firmware para /lib/firmware/ diretório e reinicie o sistema para que as alterações entrem em vigor.


Reiniciando o serviço e os dispositivos Bluetooth




Às vezes, reiniciar o serviço e os dispositivos Bluetooth pode resolver alguns problemas ou falhas menores. Você pode reiniciar o serviço Bluetooth executando sudo systemctl reiniciar bluetooth.service. Você também pode reiniciar seus dispositivos Bluetooth desligando-os e ligando-os novamente.


Conclusão e perguntas frequentes




Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o BlueZ Linux no Ubuntu, bem como habilitar e configurar seus serviços e recursos experimentais. Também fornecemos algumas dicas sobre como solucionar problemas e soluções comuns para o BlueZ Linux. Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo para você.


Se você tiver alguma dúvida ou comentário sobre este artigo, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco ou deixar um comentário abaixo. Aqui estão algumas perguntas frequentes que podem ser úteis:


Qual é a diferença entre Bluetooth e Bluetooth LE?




Bluetooth e Bluetooth LE são duas versões diferentes do padrão Bluetooth. O Bluetooth é a versão clássica que suporta taxas de dados mais altas e alcances mais longos, mas consome mais energia. O Bluetooth LE é a versão de baixo consumo de energia que suporta taxas de dados mais baixas e alcances mais curtos, mas consome menos energia. O Bluetooth LE é mais adequado para dispositivos IoT e aplicativos que exigem baixo consumo de energia e transferência de dados intermitente.


Como posso verificar a versão Bluetooth do meu controlador e dispositivo?




Você pode verificar a versão Bluetooth do seu controlador executando hciconfig -a no terminal. Isso mostrará as informações do seu controlador, incluindo a versão HCI e a versão LMP. Você pode comparar essas versões com a tabela de versões do Bluetooth em . Por exemplo, se sua versão HCI for 6 e sua versão LMP for 8, seu controlador oferece suporte a Bluetooth 4.0.


Você pode verificar a versão do Bluetooth do seu dispositivo observando suas especificações ou manual. Você também pode usar uma ferramenta como para iOS para escanear e descobrir dispositivos Bluetooth próximos e suas informações, incluindo a versão Bluetooth.


Como posso usar o BlueZ Linux para transmitir áudio do meu telefone para o meu computador?




Você pode usar o BlueZ Linux para transmitir áudio do telefone para o computador usando o perfil A2DP. Você precisa emparelhar e conectar seu telefone ao computador usando bluetoothctl ou qualquer outra ferramenta. Em seguida, você precisa selecionar o perfil de coletor A2DP para o seu telefone executando Pactl set-card-profile bluez_card. a2dp_sink, onde é o endereço MAC do seu telefone. Você também pode usar uma ferramenta gráfica como para alternar perfis facilmente. Depois disso, você pode reproduzir qualquer áudio em seu telefone e ouvi-lo em seu computador.


Como posso usar o BlueZ Linux para controlar meus dispositivos domésticos inteligentes?




Você pode usar o BlueZ Linux para controlar seus dispositivos domésticos inteligentes usando o perfil GATT. Você precisa emparelhar e conectar seus dispositivos domésticos inteligentes com seu computador usando bluetoothctl ou qualquer outra ferramenta. Então, você precisa usar uma ferramenta como para capturar e reproduzir comandos GATT.


Como posso usar o BlueZ Linux para criar uma rede mesh de dispositivos Bluetooth?




Você pode usar o BlueZ Linux para criar uma rede mesh de dispositivos Bluetooth usando o perfil MESH. Você precisa ter controladores Bluetooth que suportem os recursos Bluetooth 5 e MESH. Então, você precisa habilitar os recursos experimentais do BlueZ Linux executando sudo btmgmt experimental em. Depois disso, você precisa usar uma ferramenta como para provisionar, configurar e controlar sua rede mesh. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Download Love Letter, o single de R. Kelly

Baixar Love Letter MP3: Como Encontrar e Curtir Músicas Românticas Online Você quer expressar seu amor e apreço ao seu parceiro de uma forma única e criativa? Você quer apimentar seu relacionamento co

bottom of page